Sindasp-RN participa de audiência sobre sistema penitenciário

O Sindasp-RN esteve presente, na manhã desta segunda-feira (6), em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa tendo como tema o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, foi convidada para compor a mesa e também fez uso da palavra durante a audiência, reiterando a necessidade de valorização dos agentes.

“Faço o mesmo discurso há cerca de 15 anos. Falta gestão e a sociedade precisa cobrar dos setores públicos. A população carcerária cresceu, a gestão pública não consegue evitar a criminalização nas ruas e não estamos prontos para receber esse número de presos”", comentou.

Além disso, Vilma Batista destacou como fator preponderante para a explosão da crise no sistema questões como: a falta a agentes penitenciários, material de trabalho, inclusive cadeados para a celas, estrutura precária, falta de equipamentos de segurança e de prevenção a entrada de ilícito.

Apesar das notícias sobre a construção de novas unidades prisionais, a presidente do Sindasp-RN ponderou que somente a cadeia de Ceará-Mirim sairá do papel, mas não solucionará o problema. “Estão nos expondo à situação indigna de trabalho e arriscando a vida dos servidores”, disse Vilma Batista.

Entre problemas corriqueiramente apontados, como a superlotação dos presídios e a necessidade de valorização dos agentes penitenciários, após quase 5 horas de debate, parlamentares, secretários e representantes da Segurança discutiram ações que devem ser tomadas pelo Poder Público para amenizar os problemas.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Kelps Lima. Os deputados Hermano Morais, Fernando Mineiro, Larissa Rosado e Márcia Maia também estiveram presentes.