Sindasp-RN parabeniza e dá boas vindas aos novos agentes penitenciários

O Sindasp-RN comemorou a publicação da convocação da nova turma de agentes penitenciários, oriundos do concurso público realizado neste ano.

O concurso era um pleito antigo do Sindicato e foi realizado depois de muita luta nos campos administrativo, político e jurídico.

"O aumento de efetivo era uma necessidade urgente e antiga. A crise que se instalou no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte nos últimos anos é decorrente da falta de investimento, de valorização dos profissionais e de efetivo suficiente para acompanhar o aumento da população carcerária", lembra Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

Por esse motivo, Vilma ressalta que o Sindicato lutou incansavelmente pela viabilização do concurso, inclusive, posicionando-se contra a contratação temporária anunciada no início desse Governo.

"A luta contra privatização e terceirização das unidades prisionais é nacional, pois existem inúmeros exemplos de que não funciona. O que funciona é o Estado investir no agente público e nas condições de trabalho. Se isso acontecer, gradativamente a situação será revertida", afirma.

Vilma Batista finaliza parabenizando a nova turma e dando as boas vindas aos novos agentes penitenciários. "Essa turma é fruto de uma luta histórica e representa um importante avanço. Mas as batalhas para eles estão só começando, por isso, é importante que todos possam assimilar o espírito de luta conjunta, pois juntos somos mais fortes".