Agentes Penitenciários analisam proposta do Governo e suspendem início da Operação Padrão

Os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte realizaram uma nova Assembleia Geral, na manhã desta quinta-feira (10). A categoria analisou as duas propostas que foram apresentadas pelo Governo do Estado referentes aos salários e deliberou por suspender o início da Operação Padrão, que estava marcado para o próximo sábado (12);

"Nós convidamos um auditor fiscal Arnaldo Fiuza, que faz parte do Sindicato dos Auditores, e ele fez uma explanação de tudo que tem sido discutido no Fórum e nas reuniões com o Governo, no que diz respeito ao orçamento do Estado. Os Agentes que participaram da Assembleia entenderam quais os recursos que estão citados no documento, bem como os recursos extras que estão nas previsões orçamentárias e qual a destinação deles", comenta Vilma Batista.

A presidente do Sindasp-RN informa que, diante das propostas e da realidade constatada, a categoria deliberou por acatar a proposta do Governo, no entanto, condicionando à concretização de algumas ações que devem ser tomadas pelo Executivo.

"Vamos apresentar essas demandas ao Governo e cobrar que até o dia 11 de fevereiro tenhamos resultado. É tempo suficiente para que o Estado tenha ações concretas sobre o pagamento do passivo dos servidores públicos", ressalta.

De acordo com Vilma Batista, as propostas apresentadas nesta quarta-feira (9) pelo Governo do Estado não são as ideais e não representam o que a categoria queria, o que é de direito, pois é direito do trabalhador receber seus salários em dia e terem um calendário de pagamento.

"Porém, houve um entendimento que dentro dessa realidade deveríamos aceitar. Apesar disso, a luta continua e a mobilização deve continuar firme. Não podemos desistir e nem abaixar a cabeça para as dificuldades. Este foi só o primeiro passo e a primeira batalha com o Governo. Independente de partido, independente de governador, Governo é Governo e trabalhador é trabalhador. A luta é constante. Por isso, já está marcada nova Assembleia Geral para o dia 12 de fevereiro para deliberar novas ações, inclusive, o início da Operação Padrão. O local e hora serão divulgados em breve".

Até lá, o Sindasp-RN vai apresentar as demandas da categoria à Secretaria de Justiça e Cidadania. Hoje, o servidor penitenciário, além de padecer com a falta de salário, tem sofrido com situações do Sistema Penitenciário que aumentam o estresse e fragilizam a saúde física e mental dos Agentes, como também a segurança. "Estamos sendo penalizados pela falta de gestão há vários meses e, mesmo assim, os Agentes Penitenciários têm se mantido guerreiros e mantido a ordem no Sistema".

Vilma Batista completa: "Continuamos junto ao Fórum de Servidores em um canal direto com o Governo do Estado, através do Comitê de Negociações Coletiva, no qual serão apresentadas todas as receitas que entrarem no Estado. O Fórum vai fiscalizar e cobrar cada centavo desses recursos para que seja garantido a folha dos servidores".

VEJA PROPOSTA DO GOVERNO NA ÍNTEGRA: