Sindppen-RN se solidariza com o diretor de Alcaçuz

O Sindppen-RN vem a público externar sua solidariedade e total apoio ao policial penal Flávio Lúcio, que está deixando o cargo de diretor de Alcaçuz.

A diretoria do sindicato lamenta que um profissional tão qualificado esteja saindo da função de diretor do maior presídio do Estado, em decorrência dos últimos acontecimentos e políticas adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária.

"É lamentável, mais uma vez, que as atitudes da gestão da Seap tenham levado o diretor a sair do cargo. Lembramos, inclusive, que a direção anterior saiu de Alcaçuz também por não ter recebido apoio da Seap e autonomia na gestão da unidade, conforme determina a LEP", ressalta Vilma Batista.

A presidente do Sindppen-RN reafirma que o sindicato tem cobrado diálogo com o Governo do Estado, mas a gestão da Seap prefere seguir adotando medidas unilaterais e que visam perseguir e punir os servidores.

"Nós estamos alertando as autoridades dos riscos e dos caminhos que o Sistema Penitenciário potiguar está tomando. Infelizmente, o Governo segue sem nos ouvir e, cada dia que passa, as unidades vão se enfraquecendo, prova disso é saída do companheiro Flávio de Alcaçuz. A ele, deixamos aqui nosso apoio, nosso reconhecimento pelos seus serviços prestados e reforçamos que estamos juntos na luta contra os desmandos e perseguições", afirma.

Vilma Batista completa: "Flávio tem grandes serviços prestados ao longo dos anos como policial penal e, em direção, ele foi um dos primeiros PPs a ocupar o cargo de gestão, assim como outros valorosos policiais penais que passaram por nossas direções. Sabemos como é grande a responsabilidade de gerir uma unidade prisional sem recursos, com gratificação irrisória, frente a complexidade do cargo, e sem o devido apoio, quando muitas vezes a manutenção das unidades é feita pela direção e demais policiais. Na própria Alcaçuz, inclusive, recentemente, toda iluminação externa foi viabilizada através da arrecadação de doações feita pela categoria junto a prefeituras e ao Senai. Então, em todas as unidades, a omissão do Estado em fornecer ferramentas de segurança tem sido suprida pelo esforço dos PPs".