Sindasp-RN rebate declarações do secretário Walber Virgolino

O Sindasp-RN, em nome de todos os agentes penitenciários do Estado, em especial aos da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, rebate as declarações do secretário Walber Virgolino a respeito da fuga de 32 detentos, na última segunda-feira. O secretário de Justiça e Cidadania atribuiu a fuga, em entrevista a InterTV, a um “desleixo” dos agentes e dos policiais militares.

Por esse motivo, o Sindasp-RN repudia tais declarações e pede que o secretário Walber Virgolino procure conhecer melhor as estruturas das unidades prisionais do RN, bem como a quantidade de efetivo, as escalas e as condições de trabalho dos agentes penitenciários e dos policiais militares que atuam em presídios.

A presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, ressalta que, desde que o secretário Walber chegou ao RN, os agentes penitenciários têm dado total crédito e respaldo ao trabalho dele, no entanto, esperam o mínimo de respeito e consideração com o trabalho desenvolvido por essa categoria.

“Muito antes de o secretário vir da Paraíba para o Rio Grande do Norte eram esses agentes que estavam sustentando o Sistema Penitenciário nas costas. Inclusive, basta ver as constantes ações que são realizadas para apreender objetos ilícitos nas unidades, bem como para encontrar túneis e evitar fugas. É muito fácil para ele acusar os agentes de ‘desleixo’ o difícil é ele oferecer condições dignas de trabalho e o mínimo de segurança nas cadeias do Estado. O que o Sistema Penitenciário do RN precisa é de mais ações e investimentos e menos conversa”, declara Vilma Batista.