Sindasp-RN apoia campanha Setembro Amarelo

O Sindasp-RN apoia a campanha Setembro Amarelo e faz um alerta para esse problema dentro do Sistema Penitenciário.

Criada com objetivo de propagar a "Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida", a campanha chama atenção para o problema em todo o mundo.

Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, reconhece que o suicídio é uma realidade entre os profissionais de segurança no Brasil, inclusive, entre os Agentes Penitenciários, que desempenham uma das atividades mais estressantes e mais perigosas do mundo.

"Aqui mesmo no Rio Grande do Norte, infelizmente, tivemos dois casos recentes. Então nosso apelo é que esse problema seja encarado com seriedade e, principalmente, que seja observado pelos próprios operadores do Sistema".

De acordo com Vilma Batista, os próprios Agentes Penitenciários podem observar o comportamento de colegas, como depressão.

"Nossos companheiros que estão diariamente ao nosso lado são seres humanos que merecem atenção, que merecem solidariedade. Inclusive, o Sindicato está disponível e de portas abertas para auxiliar em caso do problema ser identificado", afirma.

A presidente do Sindasp-RN completa: "sabemos dos riscos diários e a pressão que nossa profissão nos impõe e isso, muitas vezes, afeta a saúde psicológica. Sabemos também o quanto os servidores que passam por algum problema são discriminados ou até perseguidos, pois poucos se colocam no lugar do outro. Todos somos iguais perante a lei, porém, com sentimentos e comportamentos diferentes. Cada um reage a pressão de uma forma. Não deixe seu companheiro de serviço sozinho, mesmo quando ele estiver sendo assediado. Juntos somos mais fortes".

O Sindasp-RN informa aos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte que, caso haja necessidade de tratar desse tema, podem entrar em contato através do telefone 3025-1869.