A quem interessa os ataques aos policiais penais do RN?

Nas últimas semanas, os policiais penais do Rio Grande do Norte vêm sofrendo uma série de ataques e acusações infundadas, seja por parte de órgãos públicos ligados ao Estado ou por familiares de presos. O fato mais recente aconteceu em Caicó, contra a diretoria e toda equipe. Dessa forma, o Sindppen-RN questiona: a quem interessa essa onda de ataques?

Nós do Sindppen-RN temos alertado sobre a importância da manutenção da ordem e disciplina para que o Estado tenha um sistema prisional eficaz, cumprindo a LEP e fortalecendo o sistema de Justiça e da Segurança Pública. Sem esses dois elementos, é impossível fornecer assistência jurídica, à saúde, bem como ofertar condições de trabalho e ressocialização aos internos.

Então, as tentativas de enfraquecer os padrões atuais seriam parte de um trabalho orquestrado das organizações criminosas contra a Segurança Pública do Rio Grande do Norte? O Sindppen-RN apela que as autoridades competentes e isentas investiguem essas ações contra os policiais penais e contra a manutenção da ordem no Sistema Prisional.

Não podemos permitir retrocessos e nem muito menos que o Rio Grande do Norte volte a ser notícia mundial com o caos nos presídios.

Os policiais penais estão sendo perseguidos, atacados e expostos de maneira irresponsável por familiares de presos e até por entidades que têm interesse direto no Sistema.

Pedimos ao Governo do Estado, mais uma vez, que reveja as políticas adotadas e reabra o diálogo com a categoria. A sociedade não pode novamente pagar o preço de ter um Sistema Penitenciário entregue ao crime organizado.