Sindasp-RN prestigia encerramento de curso para agentes penitenciários

A presidente do SINDASP/RN, Vilma Batista, participou, nesta segunda-feira (13), no auditório da SEARH, da solenidade de encerramento do Curso de Básico de Procedimentos, Rotinas e Técnicas Operacionais que foi promovido pela SEJUC em parceria com o DEPEN.

Participou da solenidade o Secretário titular da SEJUC, Dr. Wallber Virgulino, o Coordenador do Sistema Penitenciário,  Agente Penitenciário Zemilton Pinheiro, a Ouvidora do DEPEN, Dra. Gabriela e os instrutores integrantes da Força Tarefa.

É importante colocar em destaque que a realização desse curso compreende o plano estratégico da Secretaria de Justiça para solucionar a grave crise que foi instalada no Complexo Penitenciário de Alcaçuz que teve início no dia 14 de janeiro de 2017, quando ocorreu uma mega rebelião envolvendo a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, ocasião na qual todos os presos se amotinaram numa guerra entre facções deixando um saldo de mortes e destruição de praticamente todo complexo.

Diante da crise, a Secretaria de Justiça em parceria com o Agente Penitenciário Mauro Albuquerque, da DPOE/DF,  traçou  a seguinte estratégia para debelar a crise, na qual consistia basicamente em quatro fases, quais foram:
1) realizar a intervenção na unidade e controlar os apenados amotinados, não apenas como demonstração de força, mas entrar e  permanecer no local;
2) dar início imediato, concomitantemente com a intervenção, dos trabalhos de recuperação e reformas na unidade que estava completamente destruídas;
3) implantar os procedimentos de rotina e procedimentos carcerários com objetivo de restaurar a ordem e disciplina.
4) capacitar o agente penitenciário, oferecendo treinamento dentro da doutrina criada e executada pela DPOE/DF, adotada inclusive pelo DEPEN, de forma que o agente penitenciário do Estado esteja preparado para aplicar os procedimentos na rotina diária da unidade.

Assim, de acordo com o que foi planejado pelo Agente Mauro Albuquerque (DPOE/DF), todas as fases da estratégia foram realizadas com absoluto sucesso, e a partir desta data, o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte passa a contar em seus quadros, servidores mais qualificados que irão atuar com profissionalismo e mais conhecimento dentro de sua área de atuação, estando, inclusive, preparados para serem multiplicadores de todas as técnicas que foram ministradas pelos instrutores do Departamento Penitenciário Federal.

Nossos mais efusivos agradecimentos ao grande profissional Mauro Albuquerque, criador e executor da doutrina de intervenção, reconhecido não apenas no Brasil mas também no exterior. Os agradecimentos também são extensivos aos Agentes de Execução Federal do DEPEN, com destaque para os APFs Delmondes e Batista, que deram continuidade ao trabalho iniciado em 27 de janeiro de 2017, bem como aos agentes do RJ, CE, DF e PE que também integram a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária.

Juntos Somos Fortes!