Entidades representativas cobram vacinação de todos os profissionais da Segurança

As entidades representativas de profissionais da Segurança Pública do Rio Grande do Norte se reuniram com integrantes do Governo do RN para expor a necessidade de imunização em massa das categorias desse setor e para cobrar um melhor planejamento por parte do Estado para garantir vacina para todos.

A reunião virtual, nesta segunda-feira, 7, contou com a presença de sindicatos e associações, bem como com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Administração Penitenciária.

Desde o início da campanha de vacinação no Brasil, as categorias vêm lutando para que os profissionais da Segurança sejam respeitados e priorizados. Inicialmente, a luta foi pela inclusão no Plano Nacional de Imunização. Depois, as entidades buscaram garantir o início da aplicação da vacina.

No entanto, no Rio Grande do Norte, diferente de outros estados, a vacinação caminha em passos lentos e contemplou um percentual pequeno de profissionais. Enquanto isso, cada dia que passa o índice de contaminação aumenta entre os policiais e servidores da Segurança.

As entidades reafirmam que, na prática, não há uma política de priorização efetiva e o Estado não está considerando a exposição diária ao contágio pelo vírus, as condições de trabalho e os riscos que as categorias da Segurança Pública enfrentam.

Por esse motivo, os sindicatos e associações cobraram um posicionamento da Secretaria de Saúde e demais representantes do Estado em relação à ampliação da imunização. Além disso, solicitaram uma autorização formal para que as prefeituras tenham autonomia para vacinar os profissionais da Segurança, como já está acontecendo em alguns municípios.

ADEPOL-RN | ASSESP-RN | SINPOL-RN | SINDPPEN-RN