Debate sobre o Regime Jurídico das Polícias reúne representantes de várias categorias e autoridades políticas do Brasil

Esta terça-feira, 16 de janeiro, foi um dia muito importante para os policiais penais e demais forças de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O Sindppen-RN promoveu, em conjunto com outras entidades de classe, um debate sobre o Regime Jurídico das Polícias, que tramita na Câmara dos Deputados tendo como autor o deputado federal Nicoletti.

O próprio parlamentar esteve presente no evento, realizado na Assembleia Legislativa, assim como os deputados federais do RN General Girão, Sargento Gonçalves e Benes Leocádio, que são apoiadores dos profissionais da Segurança Pública.

Além disso, o debate contou com a participação do deputado estadual Coronel Azevedo e representantes de sindicatos e associações da PRF, PF, ITEP, Polícia Civil e Polícia Militar. Estiveram presentes ainda o policial penal Rarison Barbosa, que é deputado estadual por Roraima, bem como Joana Dark, presidente do Sindppen-RR, André Santiago, presidente do Sinsap/MS, e Lucivaldo, diretor Sindsppen-MT. Todos tiveram espaço para fala e para questionamentos a respeito da PEC do Regime Jurídico das Polícias.

O deputado Nicoletti fez uma apresentação sobre a proposta, ressaltando que ela tem como foco principal a questão previdenciária dos policiais, visando corrigir situações atuais que são prejudiciais da forma como estão, como aposentadoria por invalidez e pensão por morte em decorrência de serviço.

Ele destacou que várias audiências públicas foram realizadas e as categorias foram ouvidas para construção do texto atual. Mesmo assim, o parlamentar ressaltou que o debate e processo de discussão ainda está aberto, de forma que a PEC seja ajustada para se encaixar e atender da melhor maneira possível os anseios de todos. “Vamos trabalhar para chegar a um entendimento que seja o cenário ideal para todas as categorias”, comentou.

A presidente do Sindppen-RN fez questão de agradecer a cada um dos participantes, tanto os representantes da classe política quanto das entidades sindicais, reforçando que é justamente essa união e integração que vai possibilitar que as categorias da Segurança Pública sejam respeitadas como merecem.

Vilma lembrou que as forças de Segurança enfrentam uma grande guerra contra o crime organizado e, infelizmente, os policiais estão abandonados pelo Estado, não apenas no RN como em todo o Brasil. “Estamos aqui também clamando por respeito e dignidade na luta contra as organizações criminosas, que crescem a cada dia e caçam nossos servidores, tirando a vida de pais de família diariamente. É preciso investimentos e valorização, principalmente no Sistema Prisional, pois sem a devida atenção às unidades prisionais todo o sistema de Segurança Pública sofre as consequências e o povo paga um alto preço nas ruas”, afirma.