Agentes recebem certificados do curso de Escolta e Intervenção Tática

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte celebram mais uma conquista. Após uma luta do SINDASP-RN, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro realizou, nos dias 12 e 13 de outubro, o Curso de Escolta e Intervenção Tática em estabelecimentos prisionais. Um total de doze agentes do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) lotados em Mossoró participaram do treinamento, que foi realizado no Complexo Penitenciário Agrícola Dr. Mário Negócio.

Após o curso, todos receberam certificados. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, ressalta a importância desse tipo de treinamento. “Temos lutado para interiorizar o Grupo de Escolta, levando unidades para Mossoró, Caicó e também Caraúbas. Estamos conseguindo gradativamente”, comenta.

Vilma Batista ressalta que a qualificação profissional e a reciclagem são fundamentais para o bom andamento do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. “Apesar de todas as dificuldades que nós já conhecemos, os agentes têm feito de tudo para manter a ordem e, por isso, estão de parabéns. Agora, esperamos que o Governo continue investindo também em viaturas e armamentos para a categoria”.

Durante o curso, que teve carga horária de 36 horas, os agentes puderam trabalhar a aquisição de habilidades e empregabilidade dos armamentos disponíveis nas unidades prisionais. A solenidade de entrega dos certificados contou com participação do chefe de Gabinete da Sejuc Nelson Nascimento, representando o Secretário de Justiça; o coordenador do Sistema Penitenciário, Ailson Dantas; o diretor do GEP, Ludemberg Fernandes; a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, e do diretor da Cadeia Pública de Mossoró, José Wilson.

Grupo de Escolta Penitenciária
A publicação do Diário Oficial do Estado de, 27 de dezembro de 2011, através da Portaria nº 322/2011, oficializou a criação do Grupo de Escolta Penal do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte – GEP/RN.

O GEP/RN é a força de condução e transporte de apenados da Sejuc, tendo por finalidade realizar as escoltas de baixo, médio e alto risco, além de outras atribuições inerentes ao Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte. O Grupo é responsável por realizar as escoltas requisitadas pelo Poder Judiciário e Ministério Público; conduzir presos a hospitais; planejar e executar as escoltas estadual e interestaduais de alta periculosidade de quaisquer apenados recolhidos em estabelecimentos prisionais do país.