Diretoria do Sindasp-RN participa de encontro com presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores

A diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN) participou de um encontro com o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos, que esteve em Natal nesta sexta-feira (6). Durante o encontro, ele falou sobre as lutas da classe trabalhadora brasileira e também ouviu da presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, menção de apoio dos sindicatos do RN.

“Nós sabemos da luta do companheiro José Calixto em Brasília, no que diz respeito ao interesse das categorias associadas à Nova Central e também aproveitamos para lembrar que, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN faz parte desse processo. Um exemplo disso é que sempre que temos encontros com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, e outros deputados abordamos assuntos pertinentes não apenas ao sistema penitenciário”, comenta Vilma Batista.

Ela ressaltou, por exemplo, que a diretoria do Sindasp-RN está antenada com a possibilidade de aprovação do Projeto de Lei 4330, que visa terceirizar os trabalhadores. “Como servidores públicos, nós também somos contra e estamos batalhando pela derrubada desse PL. Isso porque caso ele seja aprovado, nós servidores públicos poderemos perder espaço para os terceirizados, pois os governos querem se livrar dos servidores da segurança, saúde e educação, que são os mais fortes”, avalia.

Atualmente, o PL 4330 encontra-se em tramitação no Congresso Federal e está prestes a ser votado. "Caso esse projeto seja aprovado, vai permitir que uma empresa grande contrate serviços terceirizados e, além disso, essa empresa terceirizada também poderá contratar mão de obra de terceiros. Ou seja, chega uma hora que já não se sabe mais a qual empresa o trabalhador estará ligado. Tudo isso vai ocasionar, por exemplo, falta de controle de cargas horárias e até mesmo reduções salarias em determinados segmentos", explica José Calixto.

Por esse motivo, o presidente da CNTI e também presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) fez o apelo para os trabalhadores do Rio Grande do Norte. "Cada um tem contato com seus deputados locais e essa mobilização vem sendo feita em vários estados, pois o interesse é de todos os trabalhadores brasileiros. Precisamos cobrar dos parlamentares a derrubada desse Projeto de Lei".

José Calixto Ramos se reuniu com representantes de vários sindicatos de Natal e interior do Estado. Na ocasião, ele fez a entrega de computadores para essas entidades. Joaquim Bezerra, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores no RN, explica que muitos sindicatos têm estrutura pequena e, por isso, estão entrando nesse processo de informatização.