Após solicitação do Sindasp-RN, operadores do Sistema Penitenciário na região Oeste recebem curso de capacitação

Um grupo de 49 operadores do Sistema Penitenciário da região Oeste participou de um curso de capacitação entre os dias 5 e 9 de junho. O curso, intitulado Gerenciamento de Crise aos moldes dos Carabineiros do Chile, foi uma solicitação do Sindasp-RN ainda na gestão passada da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Participaram agentes penitenciários das unidades da região Oeste do Estado, guardas municipais e policiais militares. O curso foi coordenado por profissionais da Força de Intervenção Penitenciária (FIP) e pelo secretário de Justiça, Luis Mauro, com apoio do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio e da Cadeia Pública de Mossoró.

“Tínhamos feito essa solicitação ainda na gestão passada e o atual secretário, por ser integrante da FIP, assumiu a coordenação do curso. Esse tipo de atividade é de extrema importância para otimizar a atividade dos operadores do Sistema, bem como melhorar a segurança nas unidades, tanto para os profissionais que trabalham nelas quanto para os internos”, comenta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

Ela ressalta ainda que: “Falamos para o secretário que, além de capacitação, é preciso também que sejam oferecidas as condições de trabalho adequadas aos servidores e ainda e ascensão profissional. Estamos há muito tempo lutando pela implantação dos nossos níveis e é muito importante a intermediação do secretário nesse processo”.

Esse mesmo curso será ministrado a partir desta segunda-feira (12) até a próxima sexta-feira (16) para operadores do Sistema Penitenciário na região Seridó do Rio Grande do Norte.