Mesmo sem convite, Sindasp-RN participa de audiência e critica falta de apoio aos Agentes Penitenciários

O Sindasp-RN, mesmo sem ter sido oficialmente convidado pelo vereador Sandro Pimentel para participar de Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal, esteve presente e criticou a falta de apoio aos Agentes Penitenciários e de investimentos no Sistema Penitenciário.

O agente André Jucá, secretário-geral do Sindasp-RN, falou durante a audiência e cobrou do vereador e dos presentes a mesma atenção às condições dos Agentes Penitenciários. "Nós agentes também estamos sem condições de trabalho, sofremos com baixo efetivo, falta de viaturas, de armas, coletes, estamos sem reajuste desde 2013 e ainda amargamos atrasos nos salários há 18 meses", disse.

Jucá falou ainda da falta de valorização dos Agentes, como a não aplicação das progressões na carreira. Ele cobrou do secretário de Justiça e Cidadania, Luís Mauro, o envio do projeto dos níveis à Assembleia Legislativa.

O representante do Sindasp-RN ressaltou ainda os constantes riscos sofridos pelos servidores penitenciários, com ameaças vindas do crime organizado e até mesmo do Governo, que ameaça retirar direitos da categoria, como no caso das aposentadorias especiais.

"Já que a Audiência tem como tema as condições das famílias e dos presos, é importante destacar e colocar como demanda à Câmara a cobrança para que a Prefeitura de Natal resolva de uma vez por toda a questão das fezes do Presídio Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte, que são escoadas para a avenida Itapetinga, desde 2012".

Jucá lembrou ainda que as citadas revistas vexatórias a que os familiares são submetidos também são vexatórias para os agentes penitenciários. "Inclusive, o Sindicato reivindica há vários anos a aquisição de scanner corporal, mas o pleito não é atendido".