22 DE MAIO: DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO

Neste dia 22 de maio, celebramos o Dia do Agente Penitenciário do Rio Grande do Norte. A data significa um marco histórico de reconhecimento profissional, tendo sido instituída em 2011, através da Lei Ordinária 9.505, de autoria da deputada Márcia Maia e aprovada na Assembleia Legislativa.

Coragem, determinação e resiliência são características que fazem esses profissionais enfrentarem os riscos do trabalho de peito aberto. Esses homens e mulheres encaram o Sistema Penitenciário como uma verdadeira missão.

Essa categoria jamais foge da luta, jamais desiste de proteger a sociedade. Por isso, são merecedores de todas as homenagens neste dia.  Os Agentes Penitenciários são homens e mulheres dignos, são pais e mães de família, são filhos, irmãos, são seres humanos.

Para exercer uma das atividades mais perigosas do mundo, uma das mais estressantes e que mais causa danos à saúde mental e física, é preciso abrir mão de vaidades, é preciso ser abnegado e, principalmente, amar o que faz.

VEJA VÍDEO:

Não podemos deixar de saudar os primeiros desbravadores do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, aqueles que com bravura lutaram pelo reconhecimento da carreira e, ainda hoje, lutam por valorização e crescimento profissional.

Todos os dias, os Agentes Penitenciários confiam suas vidas aos seus irmãos de farda. Todos os dias, os Agentes Penitenciários protegem seus irmãos de farda.

Heróis anônimos, trabalham pela garantia da paz e da ordem. Não é só pelo Sistema Prisional que os Agentes Penitenciários vestem suas armaduras. Eles o fazem para assegurar que a Justiça seja feita, para tranquilizar aqueles que sofreram violência e para manter o equilíbrio entre o certo e o errado.

Por isso, este dia 22 de maio é mais que uma data comemorativa. É uma data de reconhecimento. Os Agentes Penitenciários são guerreiros valentes, são nossos guardiões.

PARABÉNS A TODOS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE!