Sindasp-RN parabeniza Agentes Penitenciários de Caicó pelo projeto “Transformando Sucata em Artes”

O Sindasp-RN parabeniza os Agentes da Penitenciária Estadual do Seridó (PES) por desenvolverem junto aos apenados o projeto “Transformando Sucata em Artes”. A ação incentiva a ressocialização e ajuda aos apenados a descobrirem talentos e a capacidade de se transformarem profissionais autônomos.

O Grupo de Escolta Penal (GEP) de Caicó faz o recolhimento dos matérias descartados nas oficinas mecânicas da cidade, através do próprio diretor da unidade, o Agente Damião. Com isso, os participantes do projeto podem transformar materiais de sucatas de ferro descartados na natureza em esculturas artísticas para a geração de emprego e renda familiar pós-liberdade.

A responsabilidade de orientação e catalogação das peças artesanais estão sob comando do diretor e vice-diretor da Penitenciária de Caicó, Yuri Nóbrega e Júnior Fonseca, nesta respectiva ordem.

As agentes penitenciárias Eliete Lima e Francisca Gomes são responsáveis pelas escritas e atualizações necessárias no projeto. Elas também orientam nos aperfeiçoamentos das peças e modelos de imagens. O agente Gladson está responsável pela seleção, e é chefe de manutenção.

O projeto também tem parceria com empresários da região para seu desenvolvimento e recebe apoio e acompanhamento da Secretaria da Administração Penitenciária. Os internos selecionados participam de oficinas, ministradas pelo interno Uedson Fernandes, visto que este desenvolveu habilidades autodidatas na fabricação de esculturas artísticas.

Todos os materiais confeccionados pelos internos da unidade prisional de Caicó serão expostos na Feirinha de Santana, neste mês de julho.

"Esse tipo de ação mostra a importância dos Agentes Penitenciários que, além de manterem a ordem e disciplina nas unidades, também trabalham para no crescimento pessoal e profissional dos apenados, de forma que possam buscar novos caminhos e oportunidades quando ganharem liberdade. Por isso, todos que participam merecem nossos parabéns", comenta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

*Com informações da Seap