Agentes Penitenciários realizam Assembleia Geral em frente à Governadoria

Os Agentes Penitenciários se reuniram em Assembleia Geral, na manhã desta terça-feira (16), em frente à Governadoria, no Centro Administrativo.

A categoria cobra do Governo do Estado o andamento da pauta de reivindicações, bem como andamento do processo para implantação de auxílio-alimentação, entre outros pontos.

Vilma Batista explica que houve uma deliberação de que, caso o Governo descumpra o que foi acordado entre o Sindicato e o Gabinete Civil, a categoria dará início ao procedimento de operação padrão no Sistema Penitenciário na próxima terça-feira, dia 23.

Um desses pontos acordados é que se tenha início, já na segunda-feira, dia 22, as discussões sobre a pauta no Comitê de Negociação Coletiva do Governo.

Outro ponto em questão é a ação judicial que trata da implantação do auxílio-alimentação. De acordo com a presidente do Sindasp-RN, o Governo disse que é sensível ao pleito e vai fazer as tratativas durante a audiência marcada para esta quarta-feira, dia 17 de julho.

"A gente espera que tenhamos avanços nos próximos dias, para que não seja preciso concretizarmos o início do procedimento de operação padrão. Os Agentes Penitenciários esperam receber o devido reconhecimento por parte do Governo do Estado, pois estamos lutando por pautas justas e urgentes", afirma Vilma Batista.

De acordo com a deliberação dos Agentes, se o Governo não cumprir os pontos tratados com o sindicato, o procedimento de operação padrão terá início no dia 23 com a manutenção apenas dos serviços essenciais no Sistema Penitenciário, como fornecimento de alimentação dos presos, cumprimento de alvará de soltura, atendimento médico e emergencial.

Os demais procedimentos a serem adotados serão discutidos com a categoria no decorrer da semana e comunicado à Secretaria da Administração Penitenciária.