Sindasp-RN cobra do Governo definição sobre pagamento dos salários e diárias

O Sindasp-RN participou da reunião do Fórum de Servidores do Estado com a governadora Fátima Bezerra e sua equipe econômica, nesta terça-feira, 27. As entidades sindicais cobraram do Executivo a definição sobre calendário de pagamento e quitação dos salários atrasados.

Foi apresentado uma pauta com essas reivindicações, bem como solicitado que o Governo do Estado apresente o fluxo de receita e despesas. Com isso, ficou agendada uma nova reunião nesta quinta-feira, 29, quando será apresentado esse detalhamento na Secretaria da Administração.

"Fomos cobrar quais as ações estão sendo adotadas para pagar o passivo, as previsões para que o estado dê segmento a criação de novas vagas de Agente Penitenciário, bem como implante as perdas salariais. O Fórum também  cobrou que o estado volte, por exemplo, a fazer concursos público para outras áreas, além da segurança, saúde e educação", comenta Vilma Batista.

De acordo com a presidente do Sindasp-RN, o Governo alegou que trabalha para viabilizar empréstimo no Banco Mundial, bem como a liberação cessão onerosa. Sobre a venda da folha, os recursos estarão disponíveis nas contas do Estado em dezembro. A governadora Fátima garantiu que até o fim do ano os salários continuarão sendo pagos dentro do mês e confirmou que o 13º de 2019 será pago em dezembro.

"É um alívio por saber que vamos receber, mas, por outro lado, é ainda uma angústia, pois temos folhas em aberto e sem data para pagamento. Então, entramos em uma bola de neve que se tornou um tormento para os servidores, principalmente os Agentes Penitenciários, que além do baixo efetivo estão com diárias atrasadas.

Vilma Batista completa que fez a cobrança das diárias operacionais ao Governo do RN. "Lembramos que o Governo se comprometeu em pagar essas diárias sempre até o dia 10 de cada mês. Estamos cobrando e caso o acordo não seja cumprido, a categoria vai se mobilizar", ressalta.