Sindppen-RN requer materiais de prevenção ao Covid-19 nas unidades prisionais

O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) protocolou um ofício junto à Secretaria da Administração Penitenciária solicitando providências urgentes para prevenção ao Covid-19 (Coronavirus) nas unidades prisionais do Estado.

No ofício, o sindicato pediu medidas urgentes para prevenir à propagação do vírus por meio de um planejamento conjunto com os demais órgãos públicos de saúde.  "Até lá, solicitamos que a secretaria – SEAP, providencie com urgência o fornecimento de materiais de proteção como mascaras, luvas, álcool em gel, inclusive, materiais de limpeza para todas as unidades prisionais de Natal e principalmente do interior como Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Feros em virtude daquelas unidades estarem distantes da capital, o que fica mais difícil a aquisição destes e outros materiais de última hora".

A diretoria do Sindppen-RN vai requerer ainda da SEAP que, como o Rio Grande do Norte já tem caso confirmado de paciente com Covid-19, as visitas nas unidades sejam suspensas temporariamente, como forma de resguardar a saúde dos servidores penitenciários, dos apenados e dos próprios familiares.

O Sindppen-RN ressalta que o sistema penitenciário já sofre rotineiramente com a propagação de outros tipos de doenças em decorrência de condições insalubres. Por isso, é fundamental a adoção de medidas emergenciais, bem como para prevenção constante.