Nota: secretário da Administração Penitenciária desrespeita história do Sindppen-RN e da própria governadora

O Sindppen-RN vem a público repudiar as declarações do secretário da Administração Penitenciária do RN, Pedro Florêncio, que, nesta sexta-feira, 20, demonstrou mais uma vez todo o seu despreparo para o cargo que ocupa e a falta de respeito com a classe trabalhadora.

Em entrevista a uma emissora de TV, o secretário comparou o Sindicato dos Policiais Penais do RN, uma instituição legítima e representativa de uma classe trabalhadora tão importante, a uma facção criminosa. Ao fazer isso, o senhor Pedro Florência ataca todos os policiais penais filiados ao Sindppen-RN e ataca também a história de luta em sindicato da própria governadora Fátima Bezerra.

O titular da SEAP, mesmo fazendo parte de um governo que se diz dos trabalhadores e que veio de origem sindical, demonstra desconhecer totalmente o papel de um sindicato e de seus dirigentes. Por isso, o Sindppen-RN repudia e lamenta que o Governo do RN, que reconhecemos ter concedido avanços importantes para nossa categoria, tenha em seus quadros um secretário que se perdeu na gestão, implantando ações que flexibilizaram e colocaram em risco a segurança das unidades, e que passou a perseguir e punir servidores públicos.

O secretário veio de Manaus, onde, inclusive, deixou como legado um desastre no Sistema Penitenciário, e encontrou no Rio Grande do Norte uma estrutura já organizada e em reconstrução. No entanto, não sabe ele, ou finge não saber, que foi graças a uma grande luta do Sindppen-RN e dos policiais penais que o RN recebeu recursos federais para ter condições de voltar a controlar o Sistema Prisional.

Se hoje as unidades têm condições de segurança adequadas, têm protocolos de segurança efetivos e têm profissionais capacitados, com certeza, não foi por causa do senhor Pedro Florêncio, e sim, por causa do Sindppen-RN. E se o Governo do Estado reconheceu o trabalho da nossa categoria, atendendo aos pleitos de valorização, também foi devido à luta dos policiais penais para conquistar suas pautas.

Pedro Florêncio, ao invés de somar forças e trazer para sua gestão o apoio dos servidores, prefere adotar medidas para retroceder, prefere perseguir policiais penais e prefere desqualificar o trabalho do Sindppen-RN. Aliás, ao contrário do que diz o titular da SEAP, nosso sindicato nunca pretendeu ditar as regras. Mas, como bem sabe a governadora Fátima Bezerra, sempre buscou o diálogo, desde o início da gestão, e a construção de uma agenda propositiva.

Nós não aceitamos e nunca aceitaremos uma gestão autoritária e perseguidora. Não será um secretário que perdeu a capacidade de ser um bom gestor que calará o Sindppen-RN e que desqualificará a história de luta deste sindicato. Ao longo dos anos, os policiais penais do RN conseguiram reverter as tentativas fracassadas de desmandos. Desta vez, não será diferente.