Sindasp-RN terá semana de mobilização em defesa dos Agentes e convoca categoria para ato no dia 8

O Sindasp-RN terá mais uma semana de mobilização e ações em defesa dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, a partir da segunda-feira (7). Além disso, a Diretoria do Sindicato convoca toda a categoria a participar de um Ato da Segurança Pública que será realizado na terça-feira, dia 8 de novembro, envolvendo vários operadores da segurança.

Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, explica que a semana começa com uma audiência do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, nesta segunda-feira, na qual o Sindicato irá acompanhar por se tratar da pauta do Sistema Penitenciário. "Vale lembrar que nós mesmo procuramos esses dois órgãos este ano para relatar a situação de caos em que o sistema se encontra".

Também na segunda-feira, o Sindasp-RN participará da reunião do Fórum dos Servidores do RN com o Gabinete Civil para tratar da pauta referente aos atrasos  de salários e outros pontos comuns a todas as categorias.

"Já no dia 8, a terça-feira, haverá um ato de todos os servidores da Segurança Pública, concentrando-se em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, a partir das 9h. Convocamos todos os Agentes Penitenciários, pois temos na pauta questões fundamentais, como o pagamento do salário em dia, a garantia do pagamento do 13º salário, não à reforma da previdência e não à reforma trabalhista, além de melhores condições para os operadores da segurança", explica Vilma Batista.

Ainda no dia 8, o Sindasp-RN vai à Brasília para, na quarta-feira, dia 9, fazer lobby junto aos senadores na votação do projeto de Lei 513 2011, que trata sobre a privatização do Sistema Penitenciário. "Vamos fazer intervenção junto à bancada do RN e se juntar aos colegas de outros estados para que não seja incluído nesse projeto a nossa atividade fim que é de Agente Penitenciário".

No dia 11, sexta-feira, o Sindasp-RN convoca a categoria a participar de uma mobilização nacional que será realizada, com atos em vários estados contra a PEC do Teto de Gastos e outros pontos como a reforma da Previdência. Em Natal, os Agentes Penitenciários devem se juntar a outras categorias, a partir das 8h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, de onde partirá uma caminhada pela BR 101. Já em Mossoró, a categoria também participará, mas o local ainda será definido em uma reunião na UERN, às 9h, no dia 9.

Vilma Batista ressalta que é importante a categoria está mobilizada e atenta ao andamento das questões, tanto no âmbito estadual quanto federal. "Nós somos a representatividade sindical, mas precisamos do respaldo de todos os Agentes Penitenciários para que possamos pressionar o Governo, deputados e senadores e mostrar nosso posicionamento em defesa do Sistema Penitenciário. Por isso, é imprescindível a participação de todos".