Sindasp-RN entrega documento ao ministro da Justiça em prol dos agentes

O Sindasp-RN esteve reunido com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante a visita que ele fez ao Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (2). O Sindicato cobrou do ministro que os recursos que estão sendo destinados ao Sistema Penitenciário do Estado sejam usados também para melhorar as condições de trabalho dos agentes penitenciários.

"Entregamos um documento pedindo que os recursos federais sejam destinados não somente para construção de presídios, mas também para aquisição de armas, viaturas, equipamentos básicos de trabalho e EPIs dos agentes penitenciários, como forma de garantir a segurança e a valorização da nossa profissão", afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

De acordo com ela, o Sindicato ressaltou ao ministro que esses recursos que estão sendo transferidos pelo Governo Federal para o Governo do RN precisam seguir o que estabelece o Funpen, levando em conta o custeio de pessoal e manutenção do Sistema Penitenciário como um todo.

Além desse ponto, o documento entregue pelo Sindasp-RN pede ao ministro Alexandre de Moraes o compromisso com a PEC 308, para que ela seja aprovada no Congresso Nacional ainda neste primeiro semestre. Também consta no documento do Sindicato o pedido para que o ministro apoie o projeto de aposentadoria especial para os agentes penitenciários, devido aos riscos da profissão e ao alto nível de estresse que ela impõe aos agentes.