Sindasp-RN tem reunião com equipe de transição para tratar do Sistema Penitenciário

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte teve uma reunião com a equipe de transição da governadora eleita Fátima Bezerra para tratar exclusivamente do Sistema Penitenciário.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (22), ocasião na qual a presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, conversou com Arméli Brennand, integrante da equipe de transição na área de Segurança Pública.

"Apresentamos as propostas da categoria, aprovada em Assembleia Geral, com a pauta que já tinha sido apresentada à governadora eleita. Mostramos ponto a ponto das reivindicações, inclusive, ressaltando a realidade dentro das unidades prisionais, como assédio moral, perseguições e retiradas de diretos".

Vilma Batista informa que o Sindasp-RN se posicionou contra a permanência da gestão atual, tendo em vista que a categoria defende que a Sejuc seja comandada por um servidor de carreira do próprio Sistema Prisional do Rio Grande do Norte.

"Esperamos que a governadora eleita adote critérios técnicos para escolha do secretariado, mas que também esteja alinhado com seu projeto de Governo, pois a atual gestão da Sejuc por várias vezes se posicionou contrário às políticas do PT, o que poderia representar incongruências no futuro governo de Fátima Bezerra".

Ela completa: "será uma grande frustração da categoria a continuidade dessa gestão opressora, que nunca priorizou gestão de pessoas. Caso aconteça a permanência do atual secretário, os agentes penitenciários se sentirão traídos pela governadora eleita, que não terá apoio da categoria em sua gestão".

Por fim, a presidente do Sindasp-RN lembrou que existe a preocupação dos Agentes Penitenciários pela manutenção dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos para a manutenção da ordem e dos procedimentos de segurança dentro do Sistema.

"Independente de gestor, os Agentes Penitenciários trabalham de maneira correta e dentro do que estabelece a Lei de Execuções Penais. Isso não irá mudar. No entanto, a categoria espera o reconhecimento e valorização, através de investimentos em ferramentas de trabalho, bem como no servidor".