Sindasp-RN realiza assembleia e Agentes Penitenciários devem se apresentar no Centro Administrativo

O Sindasp-RN realizou uma Assembleia Geral Extraordinária para os Agentes Penitenciários, nesta sexta-feira (28). A categoria deliberou que, neste sábado (29), vai se apresentar no Centro Administrativo.

A presidente do Sindicato, Vilma Batista, informa que todos os Agentes que trabalham em Natal e na Grande Natal devem ir para o Centro Administrativo aguardar que o Governo do Estado forneça transporte para as unidades.

"Como estamos sem salários, os profissionais não têm dinheiro para colocar combustível no próprio carro ou pagar transporte. Então, os Agentes Penitenciários vão se apresentar na Sejuc e esperar que o Estado os levem para as unidades", destaca.

Ainda de acordo com a presidente do Sindasp-RN, os Agentes deliberaram por não receber presos que não tenham passado por audiência de custódia.

Vilma explica que com a Operação Zero dos policiais civis, a Delegacia Geral e a Polícia Militar têm tentado levar os presos para o CDP Candelária sem que eles passem pela audiência de custódia.

"Isso fere os procedimentos legais e os Agentes Penitenciários não podem aceitar. Nós não vamos fazer o trabalho dos policiais civis e militares", justifica.

Os Agentes Penitenciários esperam uma definição sobre os 13° salários e sobre o pagamento do salário de dezembro. A categoria já deliberou, inclusive, que se até o dia 8 de janeiro o novo Governo do Estado não tenha sinalizado sobre esses pagamentos haverá uma greve por tempo indeterminado. Uma nova assembleia já está marcada pra essa data.