Sindasp-RN participa de homenagem aos Agentes Penitenciários na Assembleia Legislativa
Fotos: João Gilberto / Assembleia Legislativa
A sessão solene foi em alusão ao Dia do Agente Penitenciário, comemorado anualmente no dia 22 de maio. Vilma Batista, presidente do sindicato, fez uso da palavra e agradeceu aos parlamentares pela homenagem. Ela parabenizou o deputado Kelps pela iniciativa e lembrou que a data comemorativa da categoria foi criada através de um projeto da ex-deputada Márcia Maia.
"Ser agente penitenciário não é pra qualquer um. Estamos aqui comemorando, primeiramente, a vida. Estarmos vivos é sempre uma vitória. Temos uma profissão estressante e arriscada, com colegas que faleceram pela violência e também pelo desgaste causado pelo trabalho. Estamos lutando sempre contra assédio e perseguições e assim mantemos o sistema está de pé. Hoje, todos se orgulham para colocar em propaganda política a situação do sistema, mas só está assim por cada suor e abdicação dos agentes e de suas famílias, que dão o suporte. O sistema é bruto e desgasta. Nós nos tornamos brutos pela vida porque é exigido, mas é uma brutalidade que nos trás a felicidade de proporcionar segurança aos outros", disse Vilma Batista.
A presidente do Sindasp-RN ainda falou sobre o controle nas unidades. "O crime organizado não tem vez e nem voz no nosso sistema prisional. Quem manda é o Estado, mas garantindo os direitos e cumprindo a lei de execução penal. Hoje dizemos ao Governo e ao Brasil que nós somos os profissionais do sistema penitenciário. Somos nós que conhecemos o sistema. Seguimos a passos largos para que possamos ser referência no Brasil e no mundo através da Polícia Penitenciária".
Durante a sessão solene, alguns Agentes Penitenciários foram condecorados pelos serviços prestados ao longo dos anos.