Sindppen-RN cobra pagamento das Diárias Operacionais

O Sindppen-RN informa que, frequentemente, tem cobrado o pagamento das Diárias Operacionais dos Policiais Penais e, desde a semana passada, tem buscado que sejam pagas as que venceram no dia 30 de março.

"Buscamos informações junto à Secretaria de Administração Penitenciária e junto à Secretaria de Planejamento. Até o momento, o titular da SEAP não nos deu nenhum retorno, o que demonstra a total falta de interesse em resolver esse problema", afirma Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN.

Já a Secretaria de Planejamento, de acordo com Vilma, alegou que o Governo está em fase de arrecadação dos recursos, tendo por ordem de pagamento as terceirizadas que prestam serviço para a Secretaria de Saúde e que estão bem atrasadas, mas também priorizando as DOs.

"Ou seja, ainda não temos previsão de pagamento e nem interesse em solução do problema por parte da Administração Penitenciária. Por isso, recomendamos aos Policiais Penais que, a partir de segunda-feira, 26, a categoria se recuse a tirar diárias operacionais, pois este é um serviço que não está sendo valorizado pela SEAP e nem pelo próprio Governo do Estado", comenta.

Vilma Batista completa: "Ninguém pode sair da sua folga, correndo os riscos da profissão e também o risco de pegar covid-19, sem que haja a contrapartida por parte do Estado. As diárias estão sendo usadas pelo Governo para suprir uma carência de efetivo, sacrificando ainda mais nossa categoria. Então, o pagamento em dia das diárias operacionais, além de ser um direito, é uma questão de justiça e reconhecimento ao esforço que tem sido feito".