Sindppen-RN discute criação do Dia do Policial Penal com deputado Subtenente Eliabe

O Sindppen-RN se reuniu, nesta terça-feira, 1º, com o deputado estadual Subtenente Eliabe. O objetivo foi discutir com o parlamentar sobre o projeto que será apresentado por ele na Assembleia Legislativa para instituir o Dia do Policial Penal em 4 de dezembro.

De acordo com Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN, essa data foi escolhida por simbolizar o dia da criação da Polícia Penal no Brasil, através da emenda constitucional 104/2019, aprovada no Congresso Nacional. Inclusive, ela lembra que também há um movimento nacional para instituir o Dia do Policial Penal no Brasil, nesse mesmo 4 de dezembro.

Ainda segundo Vilma Batista, durante a reunião com o deputado Subtenente Eliabe, também foi discutido a inclusão da Polícia Penal na Constituição do Rio Grande do Norte, seguindo o mesmo modelo que o que foi aprovado no Congresso.

"A Polícia Penal já existe legalmente dentro da Constituição Federal, bem como está regulamentada no Rio Grande do Norte, mas precisamos atualizar a Constituição Estadual, incluindo a Polícia Penal como força de Segurança Pública. Isso trará mais reconhecimento e valorização, por isso, estamos articulando junto aos deputados estaduais para garantir que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado na Assembleia Legislativa", explica Vilma Batista.