RN deverá ter Dia Estadual do Policial Penal em 4 de dezembro

O Sindppen-RN, entidade de classe que representa os Policiais Penais do Rio Grande do Norte, agradece ao deputado estadual Subtenente Eliabe por ter apresentado uma proposta de lei, que já foi registrada com o número de projeto de lei 363/21, tendo como objetivo instituir o 4 de dezembro como Dia Estadual do Policial Penal.

Esse é um pleito do Sindppen-RN, seguindo uma articulação nacional para unificar essa data como a representativa da categoria. Inclusive, atendendo ofício da Fenasppen, a deputada federal Carla Dickson (PROS-RN) também apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3309/21, que institui o Dia Nacional do Policial Penal, a ser celebrado no mesmo dia.

“O Rio Grande do Norte é um dos pioneiros nessa luta por reconhecimento e, por isso, agradecemos ao deputado estadual Subtenente Eliabe por ter apresentado o projeto que visa valorizar nossa categoria”, afirma Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN.

Ela explica que os Policiais Penais lutaram muito para conseguirem a aprovação, no Congresso Nacional, da criação da Polícia Penal, através da Emenda Constitucional nº 104/2019, e agora esperam a oficialização de uma data que faça alusão à nova carreira e ao novo nome da categoria.

“Esperamos que o projeto seja aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e também no Congresso Nacional, para que no próximo dia 4 de dezembro possamos celebrar este dia especial”, finaliza.