Sindppen-RN considera precipitada a retomada de visitas presenciais
O Sindppen-RN vem a público esclarecer que considera precipitada e é contra a decisão da Secretaria da Administração Penitenciária de retomar as visitas presenciais nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.
O sindicato ressalta que o Sistema Penitenciário tem sofrido com vários casos de infecção pelo coronavírus e, inclusive, mortes de Policiais Penais em decorrência da doença.
"Nós fizemos uma grande campanha em prol da vacinação em massa da nossa categoria e conseguimos tardiamente o atendimento desse pleito. No entanto, as autoridades de saúde já explicaram várias vezes que a imunização efetiva só acontece após a aplicação das duas doses, o que ainda não aconteceu para a grande maioria dos servidores", comenta Vilma Batista.
Por esse motivo, a presidente do Sindppen-RN ressalta que o risco de contágio ainda é alto, colocando em perigo a vida da categoria, dos familiares e dos próprios detentos, que também estão em fase de imunização ainda na primeira dose.
"Essa decisão da Seap contraria a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde e coloca em risco toda a saúde do Sistema Penitenciário. Além disso, o Estado não tem cumprido a nota técnica do Ministério Público do Trabalho para fornecimento dos materiais de proteção contra a covid-19", explica Vilma Batista.
Dessa forma, a presidente do Sindppen-RN completa: "Nós somos contra a retomada das visitas por entendermos, seguindo os protocolos corretos das autoridades de saúde, que isso só deveria acontecer após todos os policiais penais, população carcerária e seus familiares terem tomado as duas doses da vacina", completa Vilma Batista.
Nenhum comentário:
Prezados(as) Remetentes, novas mensagens devem ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: sindppen@sindppen.org.br