SINDASP-RN se reúne com governador Robinson Faria

A Diretoria do Sindasp-RN se reuniu com o governador Robinson Faria, na manhã desta quinta-feira (19). Os representantes do Sindicato estavam aguardando reunião com o secretário de Planejamento, que estava doente e adiou o encontro. Foi então que o governador decidiu receber a categoria. O Sindasp-RN apresentou a pauta de reivindicações aprovada em assembleia pelos Agentes.

Diante da pauta apresentada, o governador pediu um voto de confiança e disse que iria atender as reivindicações, mas que neste momento o Estado se encontra acima do limite legal, no entanto, a tendência é aumentar receita e arrecadação, para que no segundo semestre tenha estabilidade financeira.

“Nosso item prioritário é o envio da mensagem governamental do PCCR dos Agentes Penitenciários. Esse plano é uma forma de valorização da categoria. Hoje, o déficit de Agentes no sistema se dá pelo alto risco da profissão sem nenhum tipo de ascensão profissional. Não há nenhum incentivo de permanência”, disse Vilma Batista.

O governador Robinson Faria se comprometeu a viabilizar o projeto junto à equipe econômica do governo e chegou a dizer que poderá enviar a mensagem governamental, com ressalva do limite prudencial e colocando os efeitos financeiros para o segundo semestre, quando há previsão de equilíbrio econômico do Estado.

Fotos: Rayane Mainara

Além desse ponto, o Sindasp-RN abordou junto ao governador a questão do atraso nas diárias. Ele informou que vai pagar as deste ano e está viabilizando os meios de pagamento das atrasadas do ano passado.

“Outro ponto da pauta foi quanto às nomeações dos 35 concursados que já fizeram curso de formação. Inclusive, sugerimos que o Governo crie uma escala extra para os Agentes”, disse a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN.

Vilma Batista classificou a reunião com Robinson Faria como positiva. “Na próxima semana, teremos uma nova reunião com a equipe econômica e entendemos que esse trâmite é necessário. Estamos agradecidos e esperamos que o governador cumpra sua palavra para que a categoria, diante de todas as adversidades, possa tornar ainda mais eficiente o trabalho no Sistema Penitenciário”.

A Diretoria do Sindasp-RN falou ainda ao governador sobre a importância da criação da Secretaria da Administração Penitenciária, bem como das direções e coordenações do Sistema Penitenciário sejam preenchidas por pessoas técnicas e de carreira do quadro de agentes penitenciários.