Covid-19: diretoria do Sindppen-RN procura secretarias de saúde dos municípios para tratar sobre testes rápidos

Nas últimas semanas, a diretoria do Sindppen-RN vem cobrando das autoridades providências para evitar a propagação do coronavírus nas unidades prisionais e amenizar os riscos para os policiais penais e também para os apenados. Além de cobrar da Secretaria Estadual de Saúde, o sindicato tem procurado secretarias dos municípios para solicitar a disponibilização de testes rápidos para o Sistema Penitenciário.

De acordo com Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN, o sindicato tem feito ofícios em algumas situações, mas também orientado diretores nas cidades onde há unidades prisionais a irem pessoalmente às secretarias de saúde.

Em Caicó, por exemplo, Francisco Elias Neto, diretor do Sindppen-RN, esteve com a secretária de Saúde, Débora Costa, para tratar da questão dos testes rápidos. "Ela me pediu a relação exata de todos os policiais penais da unidade, inclusive policiais militares que lá trabalham, pois a Secretaria receberá uma quantidade de testes rápidos nos próximos dias. Na reunião, enfatizamos a importância desses testes em função da maioria dos servidores de Caicó está enquadrada no grupo de risco".

O Sindppen-RN reforça que também está em contato com a Secretaria de Saúde de Natal e está tentando viabilizar o atendimento em todos municípios com unidades prisionais.