Contraste:

Comunicação não violenta é tema de ciclo de palestras para Policiais Penais do RN


Policiais Penais do Rio Grande do Norte participaram de um ciclo de palestras sobre "comunicação não violenta", através da Escola Penitenciária.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, o enfoque é na diplomacia interpessoal, de maneira a preservar uma interação pautada nas boas maneiras. O primeiro ciclo aconteceu na penitenciária de Alaçuz, no dia 18 de janeiro.

Preletora da temática, a servidora Clécida Simone do Rêgo, diretora da ESPEN, expôs o sentido e o alcance da CNV – Comunicação Não Violenta. Ela explica que trata-se de um processo desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg, com foco na comunicação eficaz, para fortalecer as relações de parceria e cooperação.

Para Halana, servidora do quadro da SEAP, Coaching Integral Sistêmico, “a comunicação interpessoal, oportunizando ao colega o direito de se expor e ser ouvido, independente do contexto, tem muita eficácia, pois evita 'o disse me disse'. As pessoas envolvidas em algum desentendimento poderão esclarecer-se e o mal-entendido ser sanado, por exemplo". E a isso chamamos de empatia: se colocar no lugar do outro”.

Segundo Clécida Simone, nas palestras sobre a CNV, está sendo aplicado a interdisciplinaridade entre: “a teoria dos jogos”, do matemático John Nash; técnicas das constelações familiares, do Bert Hellinger; e inconsciente coletivo do Jung.

"O Policial Penal consegue atinar que, por meio da CNV observamos, sentimos, expomos as necessidades, fazemos pedidos, com espírito de respeito mútuo e com cooperação. E é a partir da escuta que conseguimos conhecer e aumentar nossa conexão com o outro, e isso só traz benefícios nas relações. Para tanto, carece analisar o fato para que não se rotulem ou enquadrem alguns dos envolvidos como sendo um inimigo, um não confiável, entre outros adjetivos depreciativos, sem que, sequer, tenha-se permitido um esclarecimento", explica.

Os ciclos de palestras nesse contexto serão expandidos. Concluída a etapa com o pessoal de uma unidade outras serão contempladas, com datas, horários e local previamente ajustados com o diretor da unidade.




Tecnologia do Blogger.